Melhor gerenciamento de energia para GPU chegando ao Kernel 3.12

Instalar driver da Nvidia, Bumblebee, Primus... Quem possui um sistema com placa de vídeo dedicada, como Geforce, sabe do trabalho adicional ao tentar fazer com que ela funcione apenas quando necessário. A tecnologia Optimus da Nvidia é um bom exemplo que ainda não funciona nativamente no Linux, requerendo alguns passos e configurações adicionais. Mesmo após a versão 319.12 lançada pela Nvidia há pouco tempo que começou a implementar esta tecnologia, não sendo mais necessário utilizar os comandos optirun e primusrun para instruir o sistema a utilizar a placa dedicada, ainda temos um grande consumo de bateria e aquecimento do notebook.

Entretanto um novo recurso pode estar presente na futura versão 3.12 do kernel Linux para solucionar essas limitações. A última versão do subsistema DRM pode ser inclusa no novo kernel e implementa o suporte a ligar e desligar dinamicamente a GPU dedicada, tudo de forma automática.

Ainda é cedo para afirmar se o recurso estará pronto e estável para o Kernel 3.12 e até mesmo se funcionará com o driver proprietário da Nvidia para finalmente termos o suporte ao Optimus nativo no Linux. Porém já é um caminho. 

Enquanto não se confirme, Bumblebee é a solução! ;-)

Confira no link a seguir um tutorial de como configurar o Ubuntu 13.04 64-bit com Bumblebee e a Steam:


Nenhum comentário:

Postar um comentário