Transformando seu celular em um controle remoto multimídia

Que música e filmes em formatos digital se tornaram popular nos dias de hoje, disso ninguém duvida. E com a popularização de equipamentos como Home Theater e TVs LCD/LED, muita gente está usufruindo da conectividade com seu computador e o conectado a esses dispositivos para assistir seus filmes e/ou ouvir suas músicas prediletas. Mas muita gente sente falta de um equipamento essencial: controle remoto. Ter que levantar do sofá para pausar o filme, mudar de música ou simplesmente aumentar o volume é um transtorno. Mas a solução para os seus problemas pode estar na sua mão ou no seu bolso. Um celular com bluetooth pode virar um controle remoto multimídia com direito a classificar a música e ver a capa do álbum na tela do seu telefone. Para realizar esta tarefa, apresento a todos o Remuco, o controle remoto multimídia via bluetooth.


Remuco é um software de Linux capaz de controlar via bluetooth vários players multimídia. É composto de um módulo a ser instalado no seu player e um cliente Java para ser instalado no celular. Para consultar a lista de celulares que já foram testados, entre aqui. No Ubuntu 10.10 a instalação é bem simples e pode ser feita através da Central de Programas do Ubuntu. Procure por remuco e instale a versão desejada para o seu player favorito. No meu caso instalei a versão para Totem e Rhythmbox. Após clicar para selecionar, clique em instalar. Será necessário confirmar a sua senha.



Após instalar, abra o player e habilite o plugin. O local pode variar de acordo com o player. A opção geralmente é "Plug-ins"


Habilitado o plugin, habilite a conexão bluetooth do seu computador e também do seu celular. Ligados, adicione o celular à lista de dispositivos bluetooth do Ubuntu. Clique no símbolo bluetooth ao lado do relógio do Gnome.


Serão listadas várias opções. Selecione visível. 



Clique novamente no símbolo e selecione configurar novo dispositivo.


No assistente, clique em Avançar.


Aguarde o seu telefone ser listado. Selecione-o e clique em Avançar.


Será exibido um número PIN para digitar no seu celular. Aceite o pedido de conexão no telefone e digite o código fornecido pelo assistente.


Após entrar com o número, a janela do assistente automaticamente avançará. Sem alterar nada, clique em Fechar.


Vá até o caminho /usr/share/remuco/client. 


Clique com o botão direito em remuco.jar e selecione Enviar para.


Em Enviar como selecione Bluetooth. Em enviar para selecione o seu celular. Clique em Enviar.


Aguarde a transferência.


Após transferir, instale o aplicativo Java no seu celular. Consulte a documentação do seu aparelho caso necessário.

Instalado o aplicativo no seu celular, abra o player no Ubuntu. Novamente no celular, selecione o Remuco na lista de aplicativos do aparelho e execute-o. Estes são os passos para configurar o Remuco no celular:
  • Serão listadas duas opções. Selecione Bluetooth;
  • Não altere nenhuma opção e clique em OK;
  • Aguarde a busca por dispositivos;
  • Será encontrado o seu computador. Selecione-o;
  • Após a busca por players, selecione Permitir sempre;
  • Aguarde a conexão;
  • Conectado, o Remuco irá para a tela principal.
Agora é só controlar seu player favorito. 



Divirta-se com o seu novo controle remoto bluetooth!




2 comentários:

  1. Muito interessante esta sua dica uso linux mint no meu note LG-E500, e tinha usado um programa similar o anyremote só que meu celular é xingling roda java mas ñ consegui utilizar o anyremote, vou testar este remuco.P.S.: vai ai o site como instalar e usar o anyremote:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/AnyRemote-o-poder-em-suas-maos/

    ResponderExcluir
  2. nossa cara, bela dica! eu uso fedora intão o processo de instalção está um pouco diferente, espero que funcione principamente no totem!

    brigadao, t+

    ResponderExcluir